Themistocles Filho anuncia cronograma e edital da eleição de conselheiro do TCE-PI

A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira (9) sessão Plenária presencial, presidida pelo deputado Themístocles Filho (MDB), que confirmou o cronograma e o lançamento do edital para eleição do novo conselheiro (a) do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). “Assim como nos anos anteriores, esta Casa conduzirá o processo de forma transparente e tudo será divulgado na imprensa”, disse Themístocles Filho.

Presença em Plenário – A deputada Teresa Britto (PV) ocupou a tribuna da Casa Legislativa para cobrar a presença de um número maior de parlamentares estaduais durante as sessão. Segundo a deputada, as faltas precisam ser contabilizadas e os valores descontados. “Precisamos seguir o regimento desta Casa. Temos tido dificuldade de aprovar Projetos de Lei por falta de quorum, o que não é justo com o cargo que ocupamos e com a população que elegeu cada deputado. Amanhã mesmo entrarei com requerimento solicitando que que a Mesa Diretora faça o cálculo das faltas não justificadas. Não podemos admitir que a população achoe que nesta Casa tem deputado que não trabalha, e nós trabalhamos muito”, disse Teresa Britto.

O presidente da Casa destacou que todas as faltas são contabilizadas e descontadas nos salários. “Eu não vou ficar falando em plenário sobre isso, mas todas as faltas são descontadas. Mas também temos que lembrar que os dias de votação aqui na Assembleia são às quartas e quintas-feiras, e sempre temos 17, 20, 22 parlamentares presentes, e temos dado andamento em todas as votações. A Assembleia nunca deixou de votar nenhum Projeto”, disse Themístocles Filho.

Em resposta ao questionamento da parlamentar, o deputado Francisco Limma (PT) lembrou que as sessões e reuniões das comissões acontecem na ALEPI às terças, quartas e quintas-feiras. “Nesta Casa, sabemos que ainda por conta da pandemia, estamos num período de certa anormalidade e, desde que acompanho, segunda-feira é um dia em que a frequência é menor e normalmente as sessões e reuniões das comissões acontecem às terças, quartas e quintas-feiras. O que falta é a Mesa Diretora definir se já estamos dentro da regularidade. Mas o Plenário temos conseguido realizar, e acho que nas reuniões das Comissões precisamos fazer esse apelo pela presença dos colegas deputados”, disse Limma.

Visitando municípios – O deputado Francisco Limma também parabenizou o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela que completou 48 anos de existência e destacou os novos 28 novos leitos que serão inaugurados pelo Governo do Estado na unidade, sendo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, o deputado registou suas visitas às obras que estão sendo realizadas pelas estradas de São João do Arraial. “Aquela é uma região que chove bastante e a recuperação das estradas pelo Governo do Estado com o asfaltamento vai beneficiar muitas comunidades”, disse.

A deputada Elisângela Moura (PCdoB) falou sobre visita à cidade de Monsenhor Gil. “Estivemos lá e tivemos a oportunidade de assinar uma ordem de serviço de 24 km de estradas vicinais, que vão beneficiar muitas comunidades e famílias que sonham com uma melhor locomoção”, disse a deputada agradecendo ao Governo do Estado e a coordenação do programa PRO Piauí.

O deputado Warton Lacerta (PT) solicitou ao Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) a conclusão da obra de asfaltamento na cidade de Altos, que segundo ele, foi iniciada em 2018. “Eu já me reuni com o diretor do DER-PI seis vezes, nosso governador já falou com ele três vezes e agora venho pedir que, pelo amor de Deus, bote esse asfalto no chão. Eu sei que todas as obras são importantes, mas a cidade de Altos precisa desse asfalto para tirar muitas famílias da poeira e da lama”, lamentou o deputado.

Presente na sessão, o deputado Paulo Martins (PT) lamentou o cancelamento da compra da vacina Sputinik. “Vimos a comunicação pelo Governador cancelando o contrato com a Sputinik, que implementariam em 32 milhões de doses o Plano Nacional de Imunização, e no decorrer do tempo a ANVISA alterou as regras em relação a outras vacinas. Então estamos com o desemprego crescendo e ainda o Presidente da República se dá o luxo de influenciar nas regras da vacinação, dificultando ainda mais a retomada das atividades. Quero repudiar a atitude da ANVISA que mudou as regras no meio do jogo”, disse Paulo Martins.

Fonte: https://www.alepi.pi.gov.br/noticia.php?idNoticia=11611

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*