TCE/PI entrega projetos de combate a incêndio ao Corpo de Bombeiros

Nos últimos anos, o TCE/PI uniu esforços para preservação e regularização dos prédios que compõem a Unidade Sede

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) entregou os Projetos de Combate a Incêndio e Pânico ao Corpo de Bombeiros do Piauí. A ação marca o encerramento de relevante etapa para a regularização das edificações do Tribunal.

Nos últimos anos, o TCE/PI uniu esforços para preservação e regularização dos prédios que compõem a Unidade Sede e garantir segurança aos seus usuários.

Desde junho de 2019, a Divisão de Projetos, ligada à Diretoria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (DFENG), dedicou-se à elaboração dos projetos de Combate a Incêndio e Pânico, alternando com demais demandas estruturantes do TCE/PI. A equipe foi coordenada pelo engenheiro eletricista Laércio Nogueira Seabra e composta pelas arquitetas Karla Cristiane Barbosa e Vitória Gomes Moreira Rufino Borges.

Foram concluídos os 13 projetos seguindo as instruções técnicas que compõem a legislação do Corpo de Bombeiros. Todos são acompanhados por um memorial, atendendo a recomendação da instrução técnica. São eles:

Projeto de Viabilização do acesso de viaturas;

Projeto de Instalação de Alarme e Detecção de fumaça;

Projeto de Criação de Brigada de Incêndio;

Projeto de Controle de materiais e acabamentos;

Projeto de Distribuição de extintores;

Projeto de Instalação de gás GLP;

Projeto de Instalação do Sistema de Hidrantes;

Projeto de Iluminação de Emergência;

Projeto de Saída de Emergência;

Projeto de Sinalização de Emergência;

Projeto de Segurança Estrutural;

Projeto de Instalação do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas

Projeto de Instalação do Sistema de Chuveiros Automáticos;

O diretor da DFENG, Leonardo Chaves, explicou que os projetos foram elaborados abrangendo os três prédios que compõem o TCE/PI. “Os projetos também propõem a reforma e modernização das instalações já existentes. Uma das soluções encontradas ao longo do estudo foi a previsão da instalação do Sistema de Chuveiros Automáticos e de Alarme e Detecção de Fumaça que amenizam a condição de pânico, possibilitando uma rota de saída mais longa pelas escadas de emergência já existentes nos Anexo I e II”, disse Leonardo.

A próxima etapa para a completa regularização do Complexo de Prédios do Tribunal é a elaboração de um cronograma de execução dos projetos listados acima e posterior vistoria técnica do Corpo de Bombeiros para averiguar a execução do projeto e a segurança para os usuários. Se tudo estiver de acordo, será emitido o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).


Fonte: Com informações da Ascom

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*