Secretário de Controle Externo do TCU/MS palestra sobre novas formas de rever uma Auditoria no TCE/PI

O curso foi realizado na Escola de Gestão e Controle Alcides Nunes (EGC), no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).

Tiago Modesto Carneiro Costa, Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União do Mato Grosso do Sul (TCU/MS).
Tiago Modesto Carneiro Costa, Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União do Mato Grosso do Sul (TCU/MS)

Aconteceu na manhã desta terça-feira (29), a palestra ‘Repensando a Auditoria- Instrumento de transformação da sociedade’, ministrada por Tiago Modesto Carneiro Costa, Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União do Mato Grosso do Sul (TCU/MS). O curso foi realizado na Escola de Gestão e Controle Alcides Nunes (EGC), no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).

De acordo com Tiago Modesto, o curso tem como objetivo agregar valor à sociedade e órgãos públicos através de boas formas de realizar uma Auditoria.

“O curso vai tratar da melhor maneira possível de fazer uma Auditoria, baseado nas melhores práticas internacionais, melhores normas, para que seja realmente transformador e que faça diferença na vida do cidadão”, disse.

O curso terá duração de 28 h nas etapas de planejamento e mais 32 h na etapa de execução, relatório e monitoramento, tempo visto por Tiago Modesto, como ideal para que tenham conhecimento de pelo menos das ferramentas principais.

Tiago Modesto Carneiro Costa, Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União do Mato Grosso do Sul (TCU/MS)

Ainda conforme o Secretário de Controle Externo do TCU/MS, o workshop foi feito para o Tribunal de Contas da União (TCU), mas também aplicado em outros tribunais com adaptações, tais como nos estados de Mato Grosso, Sergipe e no Piauí, sendo o terceiro estado a receber o ensino.

Nesta etapa foi proferido sobre alguns tópicos como, matriz de planejamento, riscos e projetos de Auditoria, análises, sistematização de resultados, planejamento de relatório, mensuração de benefícios de Auditoria entre outros.

Para o Auditor de Controle Externo do TCE/PI, Gilson Araújo, a palestra foi bastante proveitosa, pois foi destacado o papel da auditoria como ferramenta renovadora do corpo social.

“O que me chamou a atenção foi a importância que devemos dar à fase de planejamento, para que possamos desenvolver um trabalho firmado em bases firmes e evitar possíveis falhas. A partir dos conhecimentos transmitidos, nós auditores poderemos desenvolver nosso trabalho com mais segurança e com a certeza de que estamos contribuindo para a mudança da realidade em que estamos inseridos”, enfatizou.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*