Lei altera carreira do TCE-PR e uniformiza nomenclatura com outros tribunais

21 dos 33 tribunais de contas brasileiros já utilizam a nomenclatura “Auditor” e outros estão no processo de mudança

 

O governador Ratinho Junior (PSD) sancionou, na segunda-feira (10), a Lei nº 20.769, que atualiza a nomenclatura do cargo de auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Até então, o cargo possuía designação generalista de Analista de Controle. 21 dos 33 tribunais de contas brasileiros já utilizam a nomenclatura “Auditor” e outros estão no processo de mudança.

Para a presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (AudTCE/PR), Eliane Senhorinho, a mudança da nomenclatura é importante para a padronização, a transparência para o fortalecimento a função fiscalizatória do auditor de controle externo dentro dos Tribunais de Contas do Brasil.

“Além de muito significativo para cada auditor de controle externo, a mudança reflete com transparência a nossa função dentro do Tribunal, traduz o que legalmente é o nosso papel. Para mais, além desse sentimento de reconhecimento, temos um fator importantíssimo que é mais um tribunal que adota a nomenclatura de auditor – mais um passo na uniformização e organização da Função de Auditoria e Instrução no âmbito dos tribunais de contas do Brasil”, disse Senhorinho.

“Hoje, a maioria dos tribunais de Contas já atualizou a nomenclatura da nossa carreira e, com isso, avançamos para essa padronização, que reflete no fortalecimento da nossa função exclusiva de Estado, em prol da boa aplicação dos recursos públicos. Entendemos que assim iremos sempre em busca de melhorias no aprimoramento dos Tribunais de Contas do Brasil”, complementou.

Antes da publicação da Lei, em outubro deste ano, a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais do Brasil (ANTC) e a AudTCE/PR defenderam a mudança junto ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), Ademar Traiano, e ao presidente do TCE-PR, conselheiro Fabio Camargo. As entidades defendem a atualização em todos os Tribunais de Contas do país como parte do processo de aprimoramento, simetria e organização dos Tribunais de Contas.

 FONTE : https://www.plural.jor.br/noticias/poder/lei-altera-carreira-do-tce-pr-e-uniformiza-nomenclatura-com-outros-tribunais/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*