Manter e desenvolver a competência profissional é uma maneira importante de acompanhar os desenvolvimentos técnicos, profissionais e de negócios, de responder a um ambiente de mudanças e de expectativas crescentes das partes interessadas. Exemplos de campos nos quais uma EFS pode precisar investir tempo e recursos para permanecer atualizada incluem tecnologia da informação e evolução das estruturas de gestão e de contabilidade do setor público.
Um ambiente de aprendizado contínuo para apoiar o pessoal da EFS na aplicação e no desenvolvimento de sua competência é implementado mediante:
(a) estratégias de formação inicial e contínua e programas de desenvolvimento em áreas-chave para o desempenho da EFS;
(b) desenvolvimento e atualização de manuais e orientações escritas;
(c) mecanismos de coaching, supervisão e feedback;
(d) planos de desenvolvimento pessoal;
(e) ferramentas de compartilhamento de conhecimento, como Intranet e bancos de dados.
Orientações para aplicação no nível do pessoal da EFS
No cumprimento dos requisitos, o pessoal da EFS:
(a) entende o papel e as tarefas a serem executadas;
(b) conhece as técnicas aplicáveis, normas profissionais e éticas a serem seguidas;
(c) é capaz de trabalhar em uma variedade de contextos e situações, dependendo das exigências do trabalho ou tarefa;
(d) adquire novos conhecimentos e habilidades, atualizando e aprimorando competências, conforme necessário.
Caso sua experiência não seja adequada ou suficiente para realizar uma tarefa específica, o pessoal da EFS levará essa questão a seus superiores ou ao gestor responsável.
ISSAI 30 – Código de Ética
Faça um comentário