COVID-19: Auditores de Controle Externo do TCE/PI na fiscalização dos gastos públicos

Segundo o levantamento, até o momento está registrada uma receita de R$ 250 milhões destinada ao Piauí, nas esferas estadual e municipal, incluindo recursos oriundos de emendas parlamentares, para o combate à pandemia.

Geysa Elane Sá, que é chefe da Divisão Especializada na Saúde do TCE-PI

Os auditores de controle externo Luís Batista e Geysa Elane Sá, coordenadores da Comissão Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) COVID-19, explicaram como a ferramenta funciona e como a sociedade pode acompanhar as receitas e os gastos destinados ao enfrentamento à covid-19 no Piauí. A reunião ocorreu nessa sexta-feita (15), através de uma videoconferência com representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), para apresentação da ferramenta Painel Covid-19.
A Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE/PI (AudTCE/PI), parabeniza aos auditores pelo serviço prestado à sociedade. Nossos auditores, compõem a equipe da Comissão TCE COVID-19 que está trabalhando eficazmente na fiscalização dos recursos orçamentários destinados a situação no Coronavírus no estado do Piauí.

Geysa Elane Sá, que é chefe da Divisão Especializada na Saúde do TCE-PI, explicou que o objetivo da ferramenta é trazer transparência à sociedade sobre os recursos que a Administração Pública piauiense vem destinando ao combate à pandemia, reunindo em uma única ferramenta, de forma compreensível, informações sobre os recursos recebidos e as despesas contratadas.
“Essa plataforma envolve diferentes olhares: desde a engenharia, passando pelo núcleo de inteligência, setores de fiscalização municipal e estadual. E a participação do Cosems é fundamental porque os secretários municipais estão na ponta, conhecem cada região”, afirmou Geysa Elane.

O Painel Covid-19 Piauí permite que a população verifique o valor total repassado pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) ao Estado e aos municípios piauienses, discriminando o montante de cada transferência, a data do recebimento e quanto deste valor é destinado a ações de enfrentamento à Covid-19, assim como valores totais de contratos, objetos das despesas, principais empresas contratadas até o momento. Os dados são coletados, de forma automatizada, de publicações oficiais.
Fonte: Site do TCE/PI

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*