AUDITORIA OPERACIONAL

Normas e orientações profissionais são essenciais para a credibilidade, a qualidade e o profissionalismo da auditoria do setor público. Os Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público (ISSAI 100) definem, entre outras coisas, o propósito e a aplicabilidade das ISSAI e o marco referencial da auditoria do setor público. Os Princípios Fundamentais de Auditoria Operacional (ISSAI 300) baseiam-se nos princípios fundamentais da ISSAI 100, e adicionalmente os desenvolvem para adequá-los ao contexto específico da auditoria operacional.

A ISSAI 3000 é a Norma Internacional para a Auditoria Operacional e deve ser lida e compreendida em conjunto com a ISSAI 100 e a ISSAI 300. Ela fornece os requisitos para a prática profissional de auditoria operacional, seguidos por explicações que visam a clareza e compreensão da norma. A ISSAI 3000 é a norma oficial para a auditoria operacional e, consequentemente, cada requisito deve ser cumprido caso uma Entidade Fiscalizadora Superior (EFS) faça a opção de adotá-la.

Para cada requisito estabelecido na ISSAI 3000, a ISSAI 3100 fornece orientações de apoio não obrigatórias, sobre os conceitos básicos de auditoria operacional, e a ISSAI 3200 sobre o processo de auditoria operacional.

A ISSAI 3200 destina-se a ajudar o auditor a interpretar os requisitos estabelecidos na ISSAI 3000, e a fornecer orientações sobre como cumprir esses requisitos e como aplicar julgamento profissional.

A ISSAI 3200 é estruturada de acordo com as diferentes fases do processo de auditoria operacional. A primeira seção refere-se ao planejamento da auditoria – como selecionar os temas e planejar a auditoria. A segunda seção refere-se à execução da auditoria para obter evidência suficiente e apropriada para fundamentar os achados e conclusões do auditor. A terceira seção refere-se ao relatório – o formato, o conteúdo e sua distribuição. A quarta seção refere-se ao monitoramento de achados e recomendações contidos em relatórios de auditorias operacionais anteriores, para identificar e documentar o impacto da auditoria e o progresso alcançado na resolução dos problemas.

A ISSAI 3100 e a ISSAI 3200 devem ser lidas em conjunto para que se obtenha um profundo entendimento de como os conceitos centrais são considerados em todo o processo de auditoria.

Esta Norma Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI) foi aprovada pela Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI) em 2016 e traduzida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2019.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*