Auditora de Controle Externo recebe Medalha Colar do Mérito do TCE/PI em Solenidade de comemoração dos 119 anos do Tribunal

A Auditora Angêla Vilarinho recebeu a Medalha Colar do Mérito do TCE/PI.
TCE-PI comemora 119 anos com sessão especial e homenagem a personalidades

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí homenageou 14 autoridades e personalidades nessa segunda-feira (27), com a Medalha Colar do Mérito do TCE-PI, durante sessão solene em comemoração aos 119 anos de sua criação. Dentre os homenageados, a Auditora de Controle Externo (ACE), Angêla Vilarinho da Rocha Silva, foi agraciada com o reconhecimento. Segundo Angêla, o reconhecimento só aumenta as expectativas de melhorar o trabalho de auditor gradativamente. 

A Auditora Angêla Vilarinho recebeu a Medalha Colar do Mérito do TCE/PI.

“Fico muito feliz e honrada com essa homenagem do Ministério Público. É um reconhecimento importante, pois isso faz com que a gente sinta o dever de a cada dia melhorar nossa atuação como auditor perante o Tribunal”, comentou Angêla Vilarinho. 

A vice-governadora Margarete Coelho, e o vice-prefeito Luis Júnior, representaram o governador do Estado, e a prefeitura de Teresina, respectivamente. O presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, disse que o Tribunal tem procurado avançar no combate aos crimes de gestão pública e destacou que o controle externo está hoje mais estruturado, sobretudo na qualificação do corpo técnico e em equipamentos e recursos materiais.

Ele enfatizou que a entrega da Medalha Colar do Mérito do TCE-PI é uma forma de destacar a passagem do aniversário do Tribunal e também de reconhecer a contribuição dos homenageados ao controle externo e à administração pública.

“A hora é de festejar e de agradecer às pessoas que de alguma forma contribuem para que consigamos cumprir nossa missão de fiscalizar e fazer o controle da gestão pública, e que representam muito para o Tribunal, o Piauí e o Brasil”, observou.

A solenidade foi realizada no Plenário do Tribunal e contou com a presença dos membros e servidores do TCE-PI e de autoridades dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.

Além da auditora Angêla Vilarinho, receberam a Medalha Colar do Mérito do TCE-PI, o professor Bernardo Pereira de Sá Filho, o professor Carlos Evandro Martins Eulálio, o advogado Celso Barros Coelho, o presidente do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), conselheiro Edilberto Carlos Pontes Filho; e o desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

Medalha Colar do Mérito do TCE-PI.

A solenidade teve outros  homenageados como o jornalista e radialista Domingos Bezerra Filho, a superintendente da Controladoria-Geral da República no Piauí, Erika Lemância Santos Lôbo; os empresários Jesus Elias Tajra e Jorge Batista da Silva Filho, a promotora de Justiça Karla Daniela Furtado Maia Carvalho, o auditor fiscal Philippe Salha e a professora Tatiana Martins Camarão. A dupla de emboladores Jotinha e Jotão fez a apresentação bem divertida dos homenageados.

A artista plástica Maria Nazareth Maia Rufino Mcfarren, também foi honrada pelo seu trabalho e por ser “genuinamente piauiense”, como disse a sua indicadora ao mérito, a Conselheira Lílian Martins. “A Nazareth é uma artista do mais alto nível. Uma mulher que começou lá de baixo e que hoje têm orgulhado muito todos os piauienses. Esse merecimento foi uma forma de mostrar para ela, a importância do que ela representa para o estado, não só ela, mas todos os homenageados”, comentou a conselheira. 

A artista plástica Nazareth Mcfarren foi a homenageada da Conselheira Lílian Martins.

Para a Artista, receber a Medalha Colar do Mérito, foi uma surpresa emocionante. “Além de uma grande honra é com muita emoção que eu recebo essa medalha. Conheço a Lílian Martins há muitos anos e admiro demais a postura dela como figura pública e como pessoa. Fiquei surpresa, por que eu pensei  que esse tipo de cerimônia fosse mais pra pessoas com cargos elevados. É uma abertura para a sociabilização e cultura do Piauí”, disse Nazareth Mcfarren . 

Falando em nome dos homenageados, o desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas destacou a integridade como valor maior do homem. A vice-governadora Margarete Coelho também se pronunciou, destacando o papel do controle externo como instrumento de eficácia e lisura da gestão pública.

 

 

Tribunal mais antigo 

Criado e instalado em 28 de agosto de 1893, no Governo de Coriolano de Carvalho e Silva, o TCE-PI é o mais antigo dos Tribunais de Contas dos estados brasileiros. Foi extinto na Revolução de 1930 e recriado por força do decreto-lei nº 1.200, de 24 de maio de 1946, após o fim da Ditadura do Estado Novo, no 1º Governo de Getúlio Vargas.

 

Fonte: TCE/PI com adaptação da Aud-TCE/PI

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*