Auditor do TCE/PI compartilha sua experiência em projeto sociocultural que ganhou prêmio nacional

A quadrilha Junina Luar do São João é fruto um trabalho sociocultural desenvolvido em Teresina-PI e conta com diversos voluntários em funções diferentes, entre eles está Ramon Patrese, Auditor de Controle Externo AUD-TCE/PI, que, além Advogado e Professor de Direito Administrativo e Legislação, também é Diretor-Geral da primeira quadrilha do Piauí a ganhar o prêmio da Globo. O grupo fez história em 2019, vencendo o Festival de Quadrilhas Juninas da Globo, realizado em Goiana na região do Grande Recife-PE, competindo com as melhores quadrilhas juninas do Nordeste.

Integrantes do Grupo Luar do São João em performance

O grupo trouxe ao arraial o tema “País Tropical, São João Tropicália”, homenageando grandes artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Os Mutantes e um dos principais ícones do tropicalismo, o poeta Piauiense Torquato Neto, além de trazer no seu figurino a obra do artista piauiense Nonato Oliveira.

Grupo Luar do São João comemoram o Prêmio, a direita o Diretor-Geral grupo, Ramon Patrese

O grupo Luar do São João atua desde 2012. Atualmente o grupo conta com cerca de 200 pessoas que atuam como dançarinos, atores, coordenação e produção. O trabalho desenvolvido movimenta muitos gastos (figurinos, cenários, adereços, ensaios, transporte, alimentação, hospedagem).

Ramon Patrese em entrevista compartilha sobre sua experiência no Grupo Luar do São João

Ramon Patrese que já prestava trabalho voluntário de assessoria jurídica a entidades sem fins lucrativos, foi convidado para colaborar no trabalho de capitação de recursos e organização financeira do grupo cultural Luar de São João. Hoje o auditor também atua na direção geral do espetáculo. O “advogado fiel” como carinhosamente é conhecido pelo grupo, em entrevista, compartilha que o amor pela cultura junina impacta na vida dos quase 200 jovens, com faixa etária de 14 a 30 anos, e que em maioria são pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“Hoje é um trabalho que envolve jovens das diversas zonas de Teresina, quase duzentos, muitos deles em situação de vulnerabilidade social e econômica, mas que levam alegria a todos os arraiás de norte a sul do Piauí. O amor à cultura junina une todos do grupo.”

As apresentações ocorrem anualmente durante os meses de junho, julho e agosto em cidades do Piauí, Teresina, Floriano, José de Freitas, São João do Arraial e também fora do Estado, nos principais festivais juninos do Nordeste.

Ramon comenta sobre o quão grande é a estrutura do grupo e da necessidade voluntários e patrocinadores. “Para participar da Luar não precisa saber dançar, eu mesmo não sei dançar nada rsrs. Temos uma estrutura grande que precisa de apoio em diversas áreas, pois o processo de produção de espetáculo junino da estrutura da Luar envolve um trabalho anual. Apenas em transporte para o grupo são quatro ônibus e um caminhões baú, um custo elevado para levar a alegria da quadrilha junina aos diversos cantos no nosso Piauí.”

O Diretor Geral do grupo deixa o convite tanto aos interessados em entrar no grupo, seja para dançar ou colaborar como voluntário, parceiro ou patrocinador.

Saiba Mais

O Grupo realiza ensaios na sede localizada no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina. O ensaio tem início em setembro pelas manhãs de domingos, e a partir de janeiro são realizados ensaios na terça-feira e quinta-feira pela noite e aos domingos pela manhã. Aos interessados em fazer parte da equipe, fiquem atentos ao período de inscrições divulgado nas redes sociais do grupo, Instagram @luardosaojoao | Facebook: Grupo Cultural Luar do São João.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*