Auditor de Controle Externo profere curso sobre o Regimento Interno e Lei Orgânica no TCE-PI

O ACE ainda participará do I Congresso Piauiense de Direito Digital, que acontecerá entre os dias 28 e 29 de setembro onde falará sobre Fake News e os impactos nas eleições.

Foto: José Marcelo/ Aud-TCE/PI
Foto: José Marcelo/ Aud-TCE/PI

O Auditor de Controle Externo (ACE) do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Gilson Araújo, ministrou um curso sobre o ‘Regimento Interno e Lei Orgânica do TCE-PI’, durante os dias 17,18 e 19, que aconteceu na Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC) e teve como o público alvo, novos servidores e integrantes do Tribunal, além de estagiários do direito, administração e da contabilidade.

Para Gilson Araújo, é de suma importância falar das leis básicas que regem todas as atividades do Tribunal, devido as constantes mudanças e atualizações que o Regimento Interno sofre ao longo dos anos e que muitas vezes não é feito um acompanhamento por parte dos servidores.

Foto: José Marcelo/ Aud-TCE/PI

“O Regimento Interno é de 2011 e ele vai sofrendo alterações no decorrer do tempo e às vezes na correria do dia-a-dia, a gente não fica sabendo dessas alterações, não sabemos como proceder no trabalho e acaba passando por despercebido. Então, foi um momento oportuno para que todos pudessem se atualizar sobre o regimento interno e na lei orgânica”, disse o auditor.

O ensino teve como metodologia, a discussão sobre a competência do Tribunal de Contas, do Jurisdicionados, os processos e procedimentos no âmbito do Tribunal com recursos e acompanhamento de decisões e de fiscalizações, segundo o ACE. Para ele, o tempo foi curto, mas proveitoso.

“Foram só três dias, mas deu pra gente fazer um compilado dos principais pontos do regime interno, explicar sobre dúvidas e divergências de eventuais problemas que possam surgir na prática do nosso trabalho. Os servidores tiveram uma boa participação trazendo seus questionamentos e isso é interessante, porque a gente vive uma rotina e se depara com muitas dúvidas e na sala de aula foi o momento de todos esclarecerem. Foi bem interativo. Cada um representando seu setor e isso é bom, ouvir e saber o que e como o outro trabalha”, explicou Gilson.

Foto: José Marcelo/ Aud-TCE/PI

O ACE concluiu falando da admiração pela quantidade de ouvintes e da participação de servidores com mais tempo de função dedicado ao Tribunal.

“Pra minha surpresa, além das pessoas novas, os servidores com mais experiência no Tribunal também tiveram interesse e viram necessidade em fazer o curso. O curso foi um sucesso. Tivemos 80 inscritos, todos os três dias com a turma lotada e bem participativa. Mesmo com tanta experiência, elas acreditam no dever de se atualizar. Foi gratificante”, finalizou Gilson Araújo.

 

Foto: José Marcelo/ Aud-TCE/PI

Gilson Araújo estará participando do I Congresso Piauiense de Direito Digital, que acontecerá entre os dias 28 e 29 deste mês, no Auditório do Tribunal de Justiça do Piauí e será tratado o tema “A sociedade da informação e as repercussões jurídicas do uso da tecnologia”. O ACE mediará sobre Fake News e os impactos nas eleições. Para participar, basta realizar inscrição através do site do Congresso

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*