Auditor de Controle Externo do TCE/PI apresenta dissertação de mestrado sobre IEGM na Educação em municípios piauienses

O Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (ACE/TCE-PI), André de Carvalho Amorim, concluiu pesquisa que analisa os fatores que compõem o Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM na área de educação dos municípios piauienses. O termo foi o objeto central de sua dissertação de Mestrado em Políticas Públicas. O IEGM é um indicador utilizado pelo Tribunal de Contas do Estado para avaliar a gestão pública de todos os municípios do Piauí, auxiliando a Corte no acompanhamento da qualidade dos serviços públicos prestados.

O Auditor defendeu sua dissertação em fevereiro deste ano, no programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí – UFPI, com o título “Os fatores políticos-institucionais nos resultados do índice de efetividade da gestão municipal na educação”.

André de Carvalho Amorim, (ACE/TCE-PI)

Em entrevista, o Auditor aborda que sua pesquisa teve direcionamento para o Tribunal de Contas do Estado do Piauí e prestação de serviço social, analisando o porquê de alguns municípios que possuem indicadores socioeconômicos semelhantes como população, PIB, desenvolvimento entre outros fatores apresentavam desempenhos desiguais no IEGM na área da educação. “Eu trato do indicador do IEGM que foi criado pelo Tribunal, levantando e abordando dados de como surgiu e quais ás áreas especificas de avaliação do indicador, assim como os aspectos que nortearam a os resultados nos diversos municípios avaliados.”, aponta André.

Pensando na atuação como ACE do TCE-PI, André Amorim ressalta que vislumbrou na referida pesquisa a dinâmica de intersecção que pudesse ser de utilidade pública, bem como seu crescimento profissional enquanto servidor público do TCE-PI e o reflexo disso na análise das prestações de contas.

“Inteirar-me desse indicador me proporcionou uma aproximação com o trabalho, por meio da relação com dados do Tribunal, desenvolvendo maior familiaridade com eles e aplicando isso na própria prestação de contas, como também no meu desempenho profissional. O mestrado abriu portas para o próprio trabalho, ampliando minha visão dos inúmeros fatores que influenciam a gestão pública”

André de Carvalho Amorim possui graduação em Direito pela Universidade Estadual do Piauí, é advogado Especialista em Direito Administrativo pela Faculdade Internacional Signorelli e Mestre em Políticas Públicas pela UFPI. A dissertação do Auditor está disponível para consultas na Biblioteca do Tribunal de Contas do Piauí.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*