21.10.2020 ás 13:27
A participação da Guarda Municipal de Teresina no Plano Operacional de Segurança para as Eleições 2020 foi o tema de uma reunião de trabalho, por videoconferência, realizada na manhã desta quarta-feira (21), promovida pela Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), com a participação do Comando da referida guarda.
O evento foi aberto pelo Presidente do TRE-PI, Desembargador José James Gomes Pereira que agradeceu a participação de todos e informou que o encontro visava o ajuste das estratégias para o emprego da Guarda Municipal de Teresina na segurança dos 136 locais de votação, pertencentes ao município, e ainda realçar a importância da atuação dessa força de segurança pública, na garantia da tranquilidade do pleito, atuando em conjunto com as demais agremiações de segurança pública. O Desembargador também reforçou às garantias legais aos convocados para atuarem na véspera e dias de votação, 15 de novembro – 1º Turno e 29 de novembro – 2º Turno, da fruição de folgas pelo dobro de dias trabalhados.
O Comandante da Guarda Municipal, Tenente Coronel John Roberto Feitosa da Silva, disse aos presentes, que a tropa convocada receberá antecipadamente os valores remuneratórios referentes ao trabalho prestado nas datas do pleito e que, obedecendo ao critério de antiguidade e na medida do possível, estes servidores deverão ser lotados nos seus locais de votação, garantindo aos mesmos o exercício de seu direito político de votar sem a necessidade de deslocamento de guardas.
John Roberto acrescentou ainda que oito (8) viaturas da Guarda reforçarão a segurança na véspera e nos dias de votação e que a força estará a postos, nessas datas, a exemplo do trabalho ordinário, para atuar em conjunto com as outras polícias na garantia da lei e da ordem. O Comandante destacou o ineditismo no emprego da Guarda na segurança dos locais de votação.
A atuação da Guarda no pleito municipal de 2020 e o modelo de segurança gestado pelo TRE-PI, em conjunto com todas as força policiais do Estado e do Município para estas eleições, em meio a pandemia, foram apontados pela Secretária de Administração, Orçamento e Finanças – SAOF do TRE-PI, Silvani Maia Resende Santana, como um modelo que deverá ser utilizado nas futuras eleições além de replicado em outros tribunais regionais eleitorais dada a sua densidade e detalhamento.
Silvani Maia pontuou a observância aos protocolos sanitários e pediu o apoio ao Comandante da Guarda no sentido de que orientar seus comandados quanto a obrigatoriedade do uso de máscaras por parte de todos, especialmente dos eleitores que adentrem aos locais de votação. Sobre esse ponto foi destacado que o TRE-PI planeja disponibilizar algumas máscaras de reserva, nos locais de votação, de modo a atender eleitores que eventualmente tenham esquecido de portar o equipamento de proteção, mas destacou que esse número de EPI é reduzido.
Participaram da reunião, além dos já nominados, os Juízes Auxiliares da Presidência e da Corregedoria Regional Eleitoral e representando o Comitê de Segurança Pessoal dos Juízes Eleitorais, Paulo Roberto de Araújo Barros e Valdemir Ferreira dos Santos; o Procurador Regional Eleitoral, Leonardo Carvalho Cavalcanti Oliveira; o Diretor Geral do TRE-PI, Ronaldo Maique Araújo Braga; o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI, Anderson Cavalcanti de Lima; o Coordenador da Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-PI, Danilo Carvalho Franco Pereira, o Chefe do Serviço de Imprensa e Comunicação Social do TRE-PI, Deimyson Alcântara França.
Presentes também os integrantes do Comitê de Segurança do TRE-PI: Juiz da 4ª Vara Cívil de Teresina, Reginaldo Pereira Lima de Alencar; Capitã PM, Mírian Gomes de Sena; Servidor da Corregedoria do TRE-PI, Márcio Alves Calado; Agentes de Segurança do TRE-PI, José Luís Pereira dos Santos e Mauro Alves dos Santos
Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI
Faça um comentário