A Auditoria de Gestão é uma técnica ou atividade nova que presta consultoria aos mais altos extratos de uma organização, seja de caráter público ou privado. Procura mostrar os pontos fracos e fortes da organização, estabelecendo as recomendações necessárias para melhorar o processo de tomada de decisões. Procura avaliar, baseada nos critérios ou parâmetros de eficiência, efetividade e economia, o processo de tomada de decisões e seu efeito no atingi mento das metas e objetivos da organização. Em resumo, a Auditoria da Gestão pretende avaliar os resultados obtidos pela gestão no que tange a eficiência, eficácia e economia na consecução dos objetivos planejados.
QUAIS SÃO AS RESPOSTAS QUE UMA AUDITORIA DE GESTÃO, NO SETOR PÚBLICO,
DEVE FORNECER?
As Auditorias de Gestão, de acordo com o Auditor Geral do Canadá – o que tem sido aceito pelas ISA’S (Instituições Superiores de Auditoria), também chamadas Entidades Fiscalizadoras Superiores devem dar resposta às seguintes perguntas e expectativas:
São manejados e administrados os programas com economia e eficiência?
O governo possui os meios para medir a sua efetividade?
Vale a pena executar os programas?
O que se pode fazer para melhorar a gestão?
Existem indicadores de medição da gestão pública? Aplicam-se corretamente?
Existem sistemas de controle de gestão adequados?
QUAL É A CONTRIBUIÇÃO DA AUDITORIA DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO?
Como já foi referenciado, a Auditoria de Gestão faz-se mais complexa à medida que as empresas, qualquer que seja a sua natureza (pública ou privada), mudam a forma e metodologia de se avaliar a gestão. Tradicionalmente, a medição era realizada através de simples indicadores financeiros; da mesma forma, era realizada a auditoria, o que, nessa ótica, requeria um auditor com perfil contábil e financeiro. Atualmente, os aspectos não financeiros da gestão assumem maior relevância, assim como é mais importante o rumo e a visão da entidade no futuro, do que seu desempenho no passado e no presente.
A moderna Auditoria de Gestão, aplicada às empresas do Estado, assim como a qualquer entidade onde seja praticada, começa a agregar valor de forma imediata. Entre as diversas contribuições que aportam podem-se citar as seguintes:
1) Promove a medição da gestão;
2) Melhora os sistemas de medição;
3) Contribui à eficiência, eficácia e economia da gestão administrativa;
4) Contribui para obtenção de melhores rendimentos e receitas para a entidade, o que se traduz em maximizar o valor agregado para o Estado;
5) Promove a formação de auditores em áreas não tradicionais.
Fonte: AUDITORIA DE GESTÃO: UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO
Ivan Ricardo Guevara Grateron
Mestre em Controladoria e Contabilidade – FEA/USP
Professor Agregado Decanato de Administracíon y Contaduria
De laUnversidadCentroccidental Lisandro Alvarado – DAC-UCLA
Faça um comentário