Fiscalizações do Tribunal de Contas do Estado do Piauí evitaram o gasto indevido de mais de R$ 18 milhões em licitações na área de Tecnologia da Informação de órgãos públicos entre janeiro de 2019 e setembro de 2021.
A Divisão de Fiscalização Especializada 3 é responsável pela fiscalização das licitações, contratos, despesas e políticas públicas de tecnologia da informação. A Divisão realiza, paralelamente à atuação processual, monitoramento diário de todas as licitações de tecnologia abertas pelos órgãos estaduais e municipais.
Logo que o certame é publicado, uma equipe analisa o edital e verifica a existência de eventuais falhas, tais como referência de valores acima ao praticado no mercado, direcionamento de marca, não divisão por lotes etc. Verificada a impropriedade, o TCE-PI entra em contato com o pregoeiro alertando-o dos riscos da continuidade do certame.
A atuação concomitante é fundamental para que as falhas sejam sanadas antes que a licitação seja concluída e haja prejuízo para Administração. O trabalho do TCE-PI resultou na suspensão de R$ 51 milhões em licitações e contratos.
Dados sobre a fiscalização de TI estão reunidos em um painel divulgado pelo Tribunal e atualizado em tempo real. Até o momento, foram analisadas 630 licitações, as quais representam um volume financeiro superior à R$ 470 milhões.
Fonte :https://www.instagram.com/p/CUZ-5cojnuF/?utm_medium=share_sheet
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