A vice-presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Thaisse Craveiro, participou de Audiência Pública sobre assédio institucional no serviço público, realizada pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal.
Em sua fala, Thaisse denunciou as perseguições que Auditores de Controle Externo ligados à ANTC têm sofrido. Ela destacou os casos do presidente Ismar Viana e da diretora jurídica Kasla Garcia, que são alvos de processos administrativos claramente persecutórios, instaurados como forma de reprimir a atividade representativa desses profissionais.
“Nos 10 anos de ANTC, estamos de luto, mas estamos juntos e vamos continuar esse debate que vai render muitos bons frutos ao serviço público”, disse.
Thaisse Craveiro apontou ainda as graves consequências que o assédio institucional pode causar a estrutura das instituições públicas: “Há hoje uma verdadeira cruzada contra o serviço público com ações orquestradas de assédio concretizadas por meio, por exemplo, de sistemáticas de avaliação de desempenho sem legitimidade, realizadas por agentes sem qualificação legal para tal e que não são feitas por pares, bem como pela instauração de processos disciplinares para perseguir agentes públicos, inviabilizando tanto sua atuação finalística, como o exercício da representação classista.”
O Senador Fabiano Contarato (PT-ES), afirmou que a perseguição sofrida pela ANTC é grave e que a comissão do Senado deve dar alguma solução e buscar a responsabilização de quem está atuando nesses casos de assédio.
Leia a Carta aos Congressistas – Em Defesa da Liberdade Associativa e Contra o Assédio Moral:
Carta aos Congressistas – Assédio Moral e Liberdade Associativa
Fonte: ANTC
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, faça o login. Novos usuários podem se registrar abaixo.