TCE-PI participa de videoconferência com órgãos do sistema de segurança pública

TCE-PI participa de videoconferência com órgãos do sistema de segurança pública

TCE-PI participa de videoconferência com órgãos do sistema de segurança pública

Em videoconferência realizada hoje (20), a procuradora-geral de Justiça do Piauí e outros membros do Ministério Público do Estado dialogaram com o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, o delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, o diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica, Antônio Nunes, e os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Cel. Lindomar Castilho e Cel. Carlos Frederico. Também participou do encontro virtual o auditor de controle externo, João Luís Figueiredo Júnior, do Tribunal de Contas.

Em videoconferência realizada hoje (20), a procuradora-geral de Justiça do Piauí e outros membros do Ministério Público do Estado dialogaram com o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, o delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, o diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica, Antônio Nunes, e os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Cel. Lindomar Castilho e Cel. Carlos Frederico. Também participou do encontro virtual o auditor fiscal João Luís Figueiredo Júnior, do Tribunal de Contas.

A reunião foi organizada pelo Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP) e pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (CAOCRIM), para compartilhamento de informações sobre o trabalho dos órgãos do sistema de segurança pública durante a pandemia da covid-19. Na pauta, a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos policiais e outros profissionais da área, a submissão do efetivo aos testes para coronavírus, as estatísticas criminais do período e a atuação das polícias no incentivo ao isolamento social e na repressão às aglomerações.

Os representantes da SSP e das Polícias informaram que foram tomadas providências para incremento da disponibilidade de pessoal, com a suspensão de férias e outros afastamentos – excetuando-se aqueles motivados por problemas de saúde. Foram adquiridos EPIs, como máscaras protetoras e frascos de álcool em gel, por meio de compra com recursos próprios, de interlocução com a Secretaria de Estado da Saúde e da realização de parcerias, inclusive com o próprio Ministério Público. De acordo com o Secretário de Segurança, a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária estão realizando operações nas divisas do Estado.

Os promotores de Justiça puderam apresentar necessidades específicas de suas comarcas e áreas de atuação, a exemplo das demandas por novas viaturas, pelo aperfeiçoamento da distribuição dos EPIs, pela higienização das unidades policiais e pela criação de protocolos para manejo de flagrantes e outras situações.

A procuradora-geral reafirmou a importância do trabalho integrado entre as instituições. “Podem contar com o Ministério Público como parceiro nesse momento. Estamos diante de questões sistêmicas que demandam resoluções sistêmicas. Durante a calamidade, acentua-se a necessidade de fortalecimento da segurança pública. Foi muito proveitoso nosso diálogo e essa troca de informações, e é necessário que todos estejamos sempre em contato, pela resolutividade e a efetividade das medidas tomadas”, declarou Carmelina Moura.

Fonte: Assessoria de Comunicação Ministério Público do Piauí

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*