Um grupo de Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) participou da reunião técnica da Rede Nacional de Indicadores (INDICON), realizada nos dias 23 e 24 de maio na Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). A equipe formada pelos auditores Lucine Batista, Antônio Henrique Vale, Sandra Saraiva, Ângela Vilarinho, Liana de Castro e Olívia Reis representou o Piauí no encontro.
A reunião, que foi organizada pelo Instituto Rui Barbosa (IBR), com apoio do TCE-SP, teve como um dos objetivos centrais a discussão do aprimoramento dos Índices de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) nas Cortes de Contas do Brasil. No evento, auditores e integrantes da Rede Indicon compartilharam experiências e informações sobre a operacionalização dos indicadores em seus respectivos Estados, destacando a evolução, mudanças estruturais, metodologia de implantação e resultados obtidos, além de discussões sobre os conceitos básicos de auditoria, normatizações, e aprimoramentos das ações de fiscalização junto aos jurisdicionados.
O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) foi lançado pelo TCE-SP em 2014, com objetivo de monitorar a eficácia de políticas públicas municipais através de sete áreas temáticas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos e Governança da Tecnologia da Informação. A rede Nacional de Indicadores (Indicom) surgiu em 2016 para promover a implantação da ferramenta em toda a federação. A rede é composta por membros de todas as Cortes de Contas brasileiras.
Fonte: TCE/PI adaptado pela AUD-TCE/PI
Faça um comentário