Está no ar o novo site do projeto Orçamento Fácil, série de animações que explica a importância do orçamento público e como ele é elaborado no país. Além de apresentar de maneira mais organizada os 16 vídeos produzidas até agora, a nova página traz uma novidade: a opção de download das animações, que já alcançaram 1,3 milhão de visualizações na internet. O projeto é uma parceria da Agência e do Jornal do Senado com a Consultoria de Orçamento da Casa.
Na nova página, ficou mais clara a disposição dos vídeos por capítulos. As animações explicam assuntos aparentemente complicados como leis orçamentárias (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual), dívida pública e diferenças entre receitas e despesas primárias e financeiras.
De acordo com o coordenador da Agência e do Jornal do Senado, Silvio Burle, o sucesso do projeto se deve ao fato de os vídeos fazerem um paralelo entre o orçamento do país e o de uma família, tornando o assunto mais fácil de entender.
— Tentamos traduzir os principais temas do Orçamento para uma linguagem simples e divertida — disse.
Segundo o webdesigner Wilton Rodrigues e o administrador de web Rodrigo Ribeiro, que trabalharam no desenvolvimento da nova página, as mudanças deixaram o site mais claro, acessível e adequado a dispositivos móveis.
Transparência
Pensados inicialmente para estudantes do ensino médio, os vídeos despertaram a atenção de candidatos de concursos públicos, professores universitários, servidores de prefeituras e câmaras municipais e internautas interessados em entender e acompanhar o sistema orçamentário brasileiro.
Há dois anos, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) adaptou o projeto para a realidade de Angola. O Unicef utilizou as animações do Orçamento Fácil para explicar o Orçamento Geral do Estado, nome do orçamento angolano. Desde maio do ano passado, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios também utiliza os vídeos para explicar o orçamento público do DF.
Além do Orçamento Fácil, o Senado investe na transparência orçamentária por meio do Siga Brasil, sistema de informações que congrega as bases de dados de todo o ciclo orçamentário.
Fonte: Agência Senado
Excelente iniciativa… Contribui, indiscutivelmente, para a formação do cidadão crítico e corresponsável com a “coisa pública”.