Não devemos deixar que nos digam que algo é impossível de ser feito! Não existe nada impossível! Se eu acreditasse no impossível eu não jogaria na Mega toda semana! A humanidade tem mostrado, ao longo de eras, que o impossível é possível. Grandes gênios da humanidade, cientistas, inventores e até pessoas comuns tem mostrado, ao longo do tempo, que o impossível é perfeitamente possível. O impossível só é impossível até o momento em que se mostra ser possível. Minha esposa, apenas para citar um exemplo, também não acredita no impossível. Sempre que digo a ela para tirar alguma ideia da cabeça, alegando que é impossível que dê certo, ou algo assim, eu ativo o modo indignada dela, e ela só sossega quando torna essa coisa possível. Já vi isso acontecer várias vezes (às vezes até forço isso, como uma provocação) e ela sempre consegue tornar o impossível possível.
A grande questão é: o quanto acreditar no impossível nos prejudica, prejudica nosso potencial? O quanto de nosso potencial realmente usufruímos? O quanto exploramos das nossas possibilidades? O que conseguimos tirar do grande manancial que efetivamente temos, deste grande oceano submerso que guardamos dentro de nós, e do qual só conhecemos, muitas vezes, apenas uma pequeníssima parte? O quanto conhecemos de nós mesmos? Quantas portas, dentre as inúmeras que guardamos dentro de nós, muitas escondidas em porões escuros e empoeirados, tentamos abrir? Quantas portas efetivamente tentamos abrir? Quantas delas não abrimos porque temos medo do que vamos encontrar após sua soleira? Quantas delas não abrimos porque julgamos impossível abri-las?
A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível. Esta frase não é minha, é do Lewis Carrol, no extraordinário livro Alice no País das Maravilhas. Há sempre a pequena chance de o impossível rolar! Também não fui eu quem escreveu isso! Esta frase está contida numa música do Nando Reis. Querem mais frases? Gosto daquele que sonha o impossível (Goethe). Ele não sabia que era impossível. Foi lá e fez (Jean Cocteau). Para que resulte o possível deve ser tentado o impossível (Herman Hesse).
Eu poderia ficar horas escrevendo sobre pessoas que acreditaram no impossível! Então, o dever de casa que proponho a todos que aqui estão neste momento é: Vamos Realizar o Impossível! Vamos realizar tudo o que gostaríamos de fazer e não fazemos porque alguém, ou nós mesmos, dissemos que era impossível. Vamos acreditar em nossos sonhos, principalmente nos sonhos impossíveis! Vamos ignorar solenemente as vozes ao nosso redor que apregoam coisas impossíveis. Vamos ignorar os críticos, os pessimistas e os que torcem contra nossa capacidade de fazer o impossível.
Para encerrar esta prosopopeia filosófica, uma frase de Clarice Lispector, outra pessoa que acreditou no impossível: “O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós”.
Sérgio Idelano
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, faça o login. Novos usuários podem se registrar abaixo.