O Auditor de Controle Externo do Piauí, Marcos Vinícius de Sousa Lemos, teve seu trabalho de conclusão de doutorado concretizado na cidade de Fortaleza, Ceará, na terça-feira (26). Segundo o auditor, a defesa teve como objetivo aperfeiçoar a comunicação de dispositivos embarcados dentro do contexto de “Internet das Coisas”, de forma que possam operar o maior tempo possível sem intervenção de humanos.
Para Marcos Vinícius, o trabalho dará novas visibilidades para outros pesquisadores no âmbito mundial.
“No contexto acadêmico (atualmente também sou professor do curso de Ciência da Computação da UESPI), irá abrir muitas portas, visto que muitos programas de financiamento de pesquisas são destinados apenas a pesquisadores com o título de doutor. Desta forma, espero contribuir com o desenvolvimento científico do nosso estado” disse o auditor.
No campo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), o doutorado de Marcos Vinícius contribuirá para criação de projetos que ajudarão a função de auditoria no achado de fraudes.
“A minha pesquisa me permitiu conhecer diversas técnicas de Inteligência Artificial e Mineração de Dados, de forma que poderemos desenvolver novos programas que poderão auxiliar os auditores do TCE na detecção de fraudes em um grande volume de dados” conclui Marcos.
Marcos Vinícius de Sousa Lemos é Doutorado e Mestrado em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), tem especialização em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e de Processamento de Dados na Associação de Ensino Superior do Piauí (Aespi). Atualmente é professor do curso de Ciência da Computação na Universidade do Estado do Piauí (Uespi ) e Auditor de Controle Externo do TCE/PI. É colaborador do Laboratório de Pesquisa em Redes e Automação (Labra – Uespi) e do Laboratório de Otimização, Sistemas Inteligentes e Soluções Autônomas (OASIS Lab/UFPI).
Faça um comentário