Aplicativo que visa acompanhar a aplicação dos recursos da educação será lançado no Piauí

O aplicativo “Na Ponta do Lápis”, que se articula com um conjunto de ações voltadas para o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos da educação, está sendo lançado no Piauí por meio do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) sob a coordenação da Divisão de Fiscalização da Educação (DFESP1), chefiada pelo o Auditor de Controle Externo do TCE-PI (ACE/TCE-PI), Gilson Soares de Araújo.

A ideia da implantação do projeto no Estado do Piauí surgiu da parceria com o TCE de Minas Gerais e através do acordo de cooperação técnica realizado no início deste ano entre os órgãos.

A adaptação do programa está sendo realizada pela Diretoria de Tecnologia da Informação do TCE-PI para atender a realidade das escolas piauienses, a princípio será implantado como projeto piloto nas escolas estaduais e municipais da capital piauiense e no município de Campo Maior.

Gilson Soares de Araújo, Coordenador da Divisão de Fiscalização da Educação (DFESP1) e responsável pelo programa “Na Pontado Lápis” no Piauí

Em entrevista, o chefe da DFESP1 e articulador do programa no Piauí, Gilson Soares esclareceu sobre as funcionalidades do aplicativo, destacando a proximidade dos usuários com os gestores. 

“O aplicativo é uma ferramenta de gestão que o Tribunal irá fornecer aos gestores da área da educação. A partir do aplicativo iremos colocar em contato direto o gestor da política pública da educação, o secretário da educação, diretores de escolas e prefeitos com os usuários da política pública, como pais de alunos, os próprios alunos, os professores e o cidadão em geral. Por meio do aplicativo, os usuários poderão fazer reclamações e responder questionários sobre a escola e essas informações chegarão ao gestor, e este, por sua vez, poderá validar ou não as informações para solucionar o problema.”

O Auditor aponta, ainda, que a previsão é que até o fim do ano o aplicativo possa integrar todo o Estado do Piauí e ressalta a importância do projeto para os componentes do TCE-PI.

“É um trabalho que envolve todo o Tribunal, os Auditores, a nossa Divisão de Fiscalização da Educação do TCE-PI, a Escola de Contas, a Ouvidoria. O aplicativo será mais uma ferramenta que nós Auditores vamos ter à disposição para ajudar no nosso trabalho, por isso a importância de que todo o Tribunal esteja envolvido.”, compartilha Gilson Soares.

Programação do lançamento do aplicativo “Na Ponta do Lápis”

26/06 – Lançamento do aplicativo com a participação do Conselheiro Cezar Miola, do TCE/RS e de uma das idealizadoras do projeto Naila Mourthe, do TCE/MG.

27/06- Visita de membros e auditores do TCE/PI a uma escola estadual em Teresina para lançar, conversar com alunos, professores e diretores sobre o aplicativo e demonstrar suas funcionalidades.

28/06- Encerramento com a visita de membros e auditores do TCE/PI ao município de Campo Maior para realizar a promoção do aplicativo em uma escola da cidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*