Fico surpreso com a quantidade de pessoas que aceitam, sem qualquer tipo de questionamento, tudo aquilo que colocam na internet. As pessoas lêem no Facebook qualquer asneira e saem contando a todos por aí como se fosse uma coisa escrita em lei. Só para citar um exemplo, eu já recebi umas 14 mensagens dando conta que o pai de uma atriz da Globo morreu de leptospirose ao tomar cerveja na boca de uma latinha. O detalhe é que a cada vez que eu recebo é o pai de uma atriz diferente! Acho que todas as atrizes da Globo são órfãs! E todos os pais morreram de leptospirose! E as pessoas continuam contando isso como se fosse uma notícia do Diário Oficial! Querem mais? Recebo toda semana, há 6 anos, uma postagem de alguém me avisando que o Face e o Instagram vão começar a cobrar, e que para eu evitar isso eu tenho que copiar um texto de 150 linhas e postar no meu face. O detalhe é que a tal cobrança, que nunca vem, é de $1,95 por ano! Puta que pariu! Deixem-me em paz! Eu pago! Eu pago até R$50,00 por ano apenas para não ter que copiar aquele texto chato! Querem outra? O cidadão comum posta um texto enorme e pomposo, alertando ao Facebook que, através daquilo ali, ele está proibindo o Face de usar sua imagem e suas postagens, seja em território nacional ou no exterior, e no fim aconselha a todos que façam a mesma coisa, sob pena do Face usar nossa imagem! Ah, vão se catar! Por que o Facebook vai querer sua imagem, ou a minha? E se quiser, problema deles! Enfim, por causa desses e de inúmeros outros exemplos, que mostram que não temos discernimento ao ler e propagar uma notícia na internet ou nas redes sociais, é que vou dar aqui algumas dicas de como detectar tolices e/ou coisas falsas:
– ESQUEÇA! SEU PÊNIS NÃO VAI AUMENTAR!: você vai receber inúmeras daquelas propagandas tipo aumente seu pênis em 7 cm em apenas 10 dias. Gente, é mentira! Isso é impossível! Nem que você amarre um tijolo e ande um mês com este tijolo dependurado seu bilau vai aumentar (talvez ele caia, mas aumentar não). Esqueça! Se você tem um órgão sexual minúsculo, você vai morrer com um órgão sexual minúsculo. E ponto final!
– A AOL NUNCA VAI DAR DINHEIRO PRA NENHUMA CRIANÇA QUE ESTÁ MORRENDO!: gente, aquele texto que diz que a cada vez que você passa aquilo para alguém a AOL (que acho que nem existe mais) paga tantos reais para uma criança é picaretagem! Eles só querem que você passe adiante a fim de tomar posse dos dados das pessoas, para nos encher de spanners. Fala sério! Querem ajudar, olhem à sua volta. Existem centenas de pessoas precisando de sua ajuda!
– PEDIR CURTIDAS PARA DETERMINADOS GRUPOS ESPECÍFICOS PODE SER CONFIGURADO COMO PRECONCEITO!: vou explicar melhor. Um dia postaram a foto de um anão cuidando do seu filho e abaixo da foto várias palavras elogiosas ao anão por ele estar fazendo aquilo e incitando a todos que estivessem lendo para mandar curtidas. Gente, o anão é gente como qualquer um de nós! Porque o anão não iria tomar conta de seu filho? Ele é anão e não um lobisomem! Ele tem bilau, faz filho e deve cuidar do filho dele, ora! Se ele não cuidar, eu mesmo é que não vou! Ele só está fazendo a obrigação dele! Não precisa curtir por isso!
– PAREM DE SACANEAR NOSSOS ÍDOLOS!: Não, Érico Veríssimo não escreveu aquela piada chula que você enviou! Não, Fernando Pessoa não escreveu aquela coisa melosa que você está compartilhando! Fernando Pessoa era sarcástico e tinha uma análise cínica sobre a humanidade! Ele não escreveria uma coisa daquela! E John Lennon não escreveu nada disso que reproduzem por aí! John Lennon estava muito ocupado se drogando e fazendo boa música para ficar escrevendo textos sentimentalóides! Não compartilhem mais essas coisas! Deixem nossos ídolos descansarem em paz!
– E, POR FIM, NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO LENDO NADA QUE TERMINE COM AUTOR DESCONHECIDO: fala sério! Se aquilo ali prestasse o cara seria um autor conhecido! O autor daquela aberração só é desconhecido porque ele mesmo está com vergonha de assinar o nome embaixo. Pule esses textos! Vai por mim, não vale a pena!
Enfim, mantenha um pé atrás acerca de tudo o que você lê nesses tempos de mídia eletrônica! Analise as informações. Analise a lógica ou a falta dela. Cheque se esta informação saiu em outro lugar, em sites sérios. Seja um leitor atento e crítico (crítico no bom sentido). Existe uma grande possibilidade de você ter recebido uma notícia falsa! Não acredite em tudo que lê! Não acredite nem mesmo neste texto que acabei de escrever. Ele é fruto de minha mente perturbada…
Sérgio Idelano
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, faça o login. Novos usuários podem se registrar abaixo.